Logótipo do PSDR
Logótipo do PSDR

Foi nesta data fundado, em 2001, o Partido Social Democrata Russo (PSDR), por iniciativa de Mikhail Gorbachev, antigo líder da União Soviética.

De nome original Sotsial-demokraticheskaya Partiya Rossii,
este partido resultou da coligação de vários partidos social democratas, tendo aproximadamente 12.000 membros, no seu pico de militantes, não tendo conseguido, no entanto, assento na Duma (parlamento russo).

Gorbachev abandonou o lugar de líder do partido em Maio de 2004, depois de um desacordo com o seu Presidente, Konstantin Titov que insistiu, apesar da oposição de Gorbachev, num acordo com o partido pró-Kremlin, Partido Rússia Unida, nas eleições gerais.

Konstantin Titov, por seu lado, anunciou a demissão na terceira convenção do partido, realizada a 4 de Setembro de 2004. A convenção elegeu o novo presidente, Vladimir Kishenin, líder do Partido da Justiça Social, que terá sido apoiado por Titov.

Observando uma quebra constante e acentuada de militantes, o PSDR viria a perder o seu estatuto de partido político a 13 de Abril de 2007.

Após a dissolução do partido, os seus principais dirigentes e militantes reagruparam-se no Partido da União dos Sociais Democratas, uma nova organização, também fundada por Gorbachev, em Outubro de 2007.

Partido Social Democrata Russo