Brasão de Armas da AlbâniaA Albânia é um país europeu situado na península balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com a Sérvia e Montenegro, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.

O nome original da Albânia é Republika e Shqipërisë

Este país é rico em história, ora vejamos:

A Albânia foi o local de diversas colónias gregas, e mais tarde fez parte da província romana de Ilíria . Depois de ter sido conquistada por um conjunto várias de nações, foi absorvida pelo Império Otomano em 1478.

Tirana, capital deste paísApós a primeira guerra balcânica, a Albânia declarou a independência do Império Otomano (1912), mas o país permaneceu instável. Foi ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os italianos saíram, a resistência Estalinista liderada por Enver Hoxha tomou o poder.

Até 1990, cinco anos após a morte de Hoxha, a Albânia foi um estado isolado quer do ocidente quer dos outros estados situados no outro lado da Guerra Fria, como a União Soviética e a China. Actualmente, está a ser implantada no país uma democracia de tipo ocidental. O país sofre problemas económicos e tem problemas com o crime organizado e com os refugiados do Kosovo.

Dia Nacional da Albânia