João XXIIIO Beato Papa João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli, nasceu na aldeia de Sotto Il Monte, a 25 de Novembro de 1881 e morreu na Cidade do Vaticano, a 3 de Junho de 1963.

Foi Papa desde o dia 28 de Outubro de 1958 até à data da sua morte. Considerado um papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou o Concílio Vaticano II, que visava explicar os dogmas ao mundo moderno.
O Concílio:

O Concílio do Vaticano II foi convocado por João XXIII, menos de 90 anos após o último, Concílio do Vaticano I, convocado por Pio IX para afirmar o dogma da infalibilidade papal.

O ConcílioOs cardeais planeavam o Concílio para a década seguinte, mas o Papa João XXIII preparou-o para poucos meses depois.

Este Concílio originou várias mudanças significativas no Catolicismo, como por exemplo as missas serem rezadas na língua vernácula e não em latim. Também foi adoptada uma nova abordagem aos problemas do Mundo.

A centralização do poder no Vaticano, iniciada no final do sséculo XIX, foi revista, sendo a Igreja vista como uma comunidade de cristãos em todo o mundo, em vez de uma hierarquia onde a infalibilidade papal dita a conduta dos fiéis.

No entanto o Concílio não rectificou dogmas, mas serviu de orientação pastoral à comunidade Católica, sendo os seus efeitos vistos de forma controversa pelos praticantes do catolicismo.

Papa João XXIII e o Concílio Vaticano II