Ataques a tanques israelitasHoje, em 1987, os primeiros mártires da Intifada surgem quando, na Faixa de Gaza, as patrulhas israelitas atacam os campos de refugiados em Jabaliya.

A Intifada:

Intifada é um termo que pode ser traduzido como “levante”, sendo banalmente utilizado para designar um movimento da população civil contra a presença israelitas nos territórios palestinianos.

O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou a partir de 1987, com a população civil palestiniana atirando paus e pedras contra os militares israelitas, praticando também atentados contra a população civil. Este motim seria conhecido mais tarde como a “Primeira Intifada”.

Tanques das Forças IsraelitasA “Segunda Intifada”, também conhecida como a intifada de Al-Aqsa, teve início em Setembro de 2000, após Ariel Sharon ter caminhado nas redondezas da mesquita de Al-Aqsa, considerada sagrada pelos muçulmanos e parte do Monte do Templo, área sagrada também para os judeus.

Apesar de ter surgido no contexto do conflito israelo-palestiniano, o temo foi utilizado para designar outras ocasiões:

  • A rebelião contra a ocupação americana no Iraque em 2003 foi chamado de “intifada iraquiana” por clérigos xiitas.
  • Uma intifada ocorreu entre Maio e Junho de 2005 no Sahara Ocidental, território com um governo no exílio e governado por Marrocos.
  • Os protestos de rua em relação à morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri e consequente expulsão das tropas sírias do Líbano foi considerado como a “intifada da independência” pela imprensa local.
A Intifada