A União Soviética


Brasão de Armas da URSSCriada oficialmente a 30 de Dezembro de 1922, a URSS tem uma longa história. A História da União Soviética começa com a Revolução de 1917 numa tentativa de implementar o comunismo a larga escala por Vladimir Lenin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido.

Foi em 1905 que tudo começou. A Rússia czarista tinha sido derrotada numa guerra contra um Japão pequeno e tecnologicamente atrasado. A derrota abalou a popularidade do czar Nicolau II, e a revolta interna que se seguiu, serviria de precedente para a revolução de 1917.

Mais tarde, em 1917, o Partido Operário Social-Democrata, dividido nas correntes Bolchevique e Menchevique, em russo maioria e minoria respectivamente iniciou a Revolução Russa, em duas etapas distintas. O derrube do czar ocorreu em Fevereiro, sendo instaurada então uma república cuja estrutura de poder desde cedo se dividiu entre um parlamento convencional e sovietes (conselhos) populares que não se reconheciam mutuamente. As tensões geradas eclodiram na Revolução de Outubro.

Entre 1918 e 1922, logo após a Revolução Bolchevique, teve início a Guerra Civil na Rússia, entre os revolucionários (vermelhos) e os contra-revolucionários (brancos), que tiveram o auxílio de tropas estrangeiras de intervenção, enviadas pela França, Reino Unido, Japão e Estados Unidos e mais 13 países. Sendo o lado de Lenine vencedor, várias reformas foram efectuadas na Rússia, já então comunista.

Propaganda ComunistaBaseada numa economia totalmente planeada e controlada, bem como a sua sociedade, a Rússia expandiu-se mais com Stalin do que com Lenine. Com a guerra, várias atrocidades, como purgas e prisões foram cometidas. Mais de 100 milhões de russos foram executados pelo governo de Stalin.

Stalin morreu no dia 5 de Março de 1953, deixando um vazio no poder que levou a uma disputa interna no PCUS pela liderança, entre Malenkov, Beria, Molotov e Khrushchov. Como sucessor de Stalin, Khrushchov empreendeu uma política de denunciar os abusos do seu antecessor. Durante o Congresso de 1956 do Partido Comunista da União Soviética, Khrushchov divulgou uma série de crimes de Stalin, renegando a herança do estalinismo, estabelecendo, assim, uma nova postura e criando um novo sistema para o comunismo internacional.

KGBComo resultado da guerra fria, a União Soviética viu-se envolvida em uma corrida pela conquista do espaço com os EUA. A União Soviética foi a nação que tomou a dianteira na exploração espacial ao enviar o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin. Grande parte dos feitos espaciais da União Soviética devem-se ao talento do engenheiro Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético, que convenceu o líder Nikita Kruschov da importância da conquista do espaço.

Estabilidade e Estagnação

Entre 1956 e 1985, a União Soviética atingiu seu auge geopolítico e tecnológico. Entretanto, também foi época de pouco crescimento económico e lentos avanços na qualidade de vida da população.

Mikhail Gorbatchov foi o último dirigente soviético. Assumiu o cargo de secretário-geral da PCUS em Março de 1985, substituindo Konstantin Tchernenko, que faleceu naquele ano. O bom relacionamento com os membros do partido e a habilidade política foram factores que credenciaram Gorbatchov a assumir o posto mais importante na hierarquia administrativa soviética. Defensor de ideias modernas, instituiu dois projectos inovadores: a perestroika, uma renovação económica, e a glasnost, a total transparência política.

Líderes dos EUA e da URSSGorbatchov enfrentou grandes resistências da oligarquia e dos burocratas partidários e acabou destituído quando as repúblicas comunistas amotinam-se contra o governo central. Uma tentativa de golpe de Estado por parte da extrema comunista foi fracassada por causa da resistência popular comandada por Iéltsin.

A derrota acabou levando à fragmentação do país, com 12 das 15 repúblicas declarando independência, e decretando o fim da URSS a 25 de Dezembro de 1991.

%d bloggers like this: