Assembleia Geral da ONUA Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU no dia 10 de Dezembro de 1948, de acordo com a Resolução 217.

Foi principalmente redigida por por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo , como dos Estados Unidos, França, China, Líbano, entre outras, delineando os direitos humanos fundamentais.

Embora não seja um documento que representa uma obrigatoriedade legal, serviu como base para dois tratados sobre direitos humanos da ONU, com força legal, sendo estes o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Tratado Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

Continua a ser amplamente citado por académicos, advogados e tribunais. Especialistas em direito internacional discutem com frequência que artigos representam o direito internacional comum.

Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido em maior número de línguas, estando traduzidas em 330, no ano de 2004.

A Declaração (em português)

Dia Mundial dos Direitos do Homem