O Tsunami de 2004


LocalizaçãoO famoso Tsunami, ocorrido no Índico, em 2004, ocorreu neste dia, em 2004. O terramoto teve o seu epicentro no mar, a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico. O abalo teve uma magnitude de 8.5 na escala de Ritcher, sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se o Tsunami de cerca de 10 metros de altura que devastou as zonas costeiras. O Tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.

O terramoto foi causado por uma ruptura na zona de subducção onde a placa tectónica da Índia mergulha por baixo da placa de Burma. Este deslocamento pode parecer pouco, mas em condições normais as placas oceânicas movimentam-se com velocidade da ordem do milímetro por ano. A energia libertada provocou o terramoto de magnitude elevada, enquanto que a deslocação do fundo do oceano, quer das placas tectónicas quer dos sedimentos mobilizados pelo abalo, deram origem ao tsunami e alteração na rotação da Terra.

O número de vítimas, que era de aproximadamente 150.000, acabando por ser superior a 220.000. O governo da Indonésia suspendeu as buscas, ainda com 70.000 desaparecidos.

Os países mais afectados foram:

  • Sri Lanka, com milhares de mortos e milhões de desalojados, sendo o estado de emergência nacional declarado;
  • Índia, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andaman e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas;
  • Indonésia, ilha de Sumatra, no estado de Banda Aceh;
  • Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Phuket;
  • Malásia;
  • Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami;
  • Bangladesh.
%d bloggers like this: