Brasão de ArmasA República da Finlândia é limitada a norte pela Noruega, a leste pela Rússia e a sul pelo Golfo da Finlândia. Tem como capital a linda cidade de Helsinki, ou Helsínquia, contando com 559 000 habitantes.

A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes em mais de 337 000 km². Ele foi classificado como 13º melhor país no ?ndice de Desenvolvimento Humano da ONU!

História:

Palácio PresidêncialDe acordo com estudos arqueológicos, a área onde agora é a Finlândia foi estabelecida inicialmente por volta de 8500 a.C. durante a idade da pedra, enquanto a última era do gelo acabava. Os povos mais adiantados provavelmente eram caçadores-colectores, vivendo na tundra e com o que mar podia oferecer.

A cerâmica é conhecida desde 5300 a.C.. A existência de um sistema de troca extenso durante o período mesolítico é indicada pela propagação do amianto e da pedra-sabão na Finlândia oriental e também por existir ardósia na Escandinávia, na Rússia, no sul do lago Onega e também na Escandinávia do norte.

Idade do BronzeÉ também muito provável que os falantes das línguas fino-úgricas chegaram à área durante a idade da pedra, e foram possivelmente os primeiros colonos Mesolíticos. A chegada da cultura do Machado de Batalha no litoral da Finlândia do sul, por volta de 3200 a.C., pode ter coincidido com o começo da agricultura. Entretanto, os registos mais antigos da agricultura são do milénio passado. A caça e a pesca continuam a ser partes importantes da economia, especialmente nas partes norte e oriental do país.

A idade do bronze (1500-500 a.C.) e a idade do ferro (500 a.C.-1200) foram caracterizadas por grandes parcerias com a Escandinávia, o norte da Rússia e a região Báltica. O começo da associação de 700 anos da Finlândia com o reino da Suécia é tradicionalmente referido a partir do ano de 1154.

A introdução do cristianismo no país foi supostamente feita pelo rei Erik da Suécia. Entretanto, pontos arqueológicos mostram influências prévias do cristianismo na Finlândia, tanto no sudoeste quanto no sudeste, tendo sido achados artefactos do cristianismo ocidental e oriental.

Cultura:

Segundo a lenda, o Pai Natal vive na parte finlandesa da Lapónia.

Finlândia ,como os finlandeses chamam é Suomi que significa a terra dos mil lagos por causa da grande quantidade de lagos na região. O nome do país também pode ser entendido como Terra dos Pântanos. A mulher finlandesa foi a primeira no mundo a ser eleita para um parlamento, em 1906.

É também o país com a melhor educação do mundo, possuindo uma cultura totalmente diversificada. OS finlandeses comemoram o nascimento do Pai Natal, saindo e festejando até ao dia de Natal.

A cultura finlandesa apoia-se numa base emocional que, desde muito cedo, foi ligada à emancipação nacional, ganhando a sua força e voz através da literatura. Distinguiram-se vários escritores que, que não só relataram a vida da sociedade nos seus livros, como também se esforçaram para desenvolver a educação do povo.

Os famosos telemóveis “Nokia” tiveram origem na Finlândia.

Geralmente, os Finlandeses são pessoas reservadas e gostam da natureza, apesar da maioria da população viver em cidades urbanas.

Tarja e ConanCuriosidades:

Este país é regido num sistema semi-presidencialista, tendo como Presidente a exma. Dra. Tarja Halonen. A sua grande popularidade nos Estados Unidos não se deve ao facto de ser Presidente da Finlândia, mas sim por ser bastante parecida ao famoso apresentador de talk-shows, Conan O’Brien.

Dia Nacional da Finlândia