Brasão da TailândiaA Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a Península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo Mar de Andaman e a oeste e norte por Myanmar. Tem como capital a mística cidade de Banguecoque.

LocalizaçãoEconomia:

Em termos económicos, a Tailândia tem um desenvolvimento económico típico da ?sia, relativamente bom, tendo sofrido uma crise em 1997 que se fez sentir por toda a região e que prejudicou a Tailândia, que vinha tendo o maior crescimento económico nesses últimos 10 anos, com uma média anual de 8,4% entre 1990 e 1995. A crise desvalorizou totalmente o baht, moeda do país.

Nota tailandesaEmbora a Tailândia tenha vindo a recuperar lentamente da crise, a melhora da economia depende de investimentos externos e do aumento das exportações. O baixo e lento nível de crescimento de mão-de-obra qualificada e engenheiros limitou a produtividade e eficiência do sector tecnológico, peça chave para o desenvolvimento económico do país.

A Tailândia faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco económico que tem por objectivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Cultura:

O Muay Thai, em tailandês significa a Luta da Liberdade, também conhecido como Boxe Tailandês, é o desporto nacional da Tailândia. Consiste numa arte marcial criada há mais de mil anos, sendo considerada uma das mais poderosas lutas do mundo, pela explosão dos golpe e de agilidade.

Também é conhecida como “A Arte dos Oito Membros”, pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e pés, além dos punhos, em contraponto com as artes que utilizam apenas quatro “membros”, somente os pés e as mãos. Na última década, atingiu popularidade mundial.

Menina tailandesaUma norma social notável na Tailândia afirma que tocar na cabeça de alguém pode ser considerado má educação. Também se considera má educação colocar um pé mais alto que a cabeça de outra pessoa, especialmente se essa pessoa pertence a um grupo social mais elevado.

Passando à deliciosa cozinha tailandesa, esta é famosa pela mistura de quatro sabores fundamentais:

  • doce (açúcar, frutos, pimentas doces)
  • apimentado (pimentos)
  • amargo (vinagre, sumo de lima, tamarindo)
  • salgado (molho de soja, molho de peixe)

A maioria dos pratos da cozinha tailandesa tentam combinar a maioria destes sabores, até todos, em simultâneo. Isto é conseguido pelo uso de ervas, especiarias e frutas, como o pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, curcuma e chalota.

No geral, apesar de ser um país quase de terceiro-mundo, é um dos poucos paraísos naturais existentes, sendo uma das regiões mais belas da ?sia. Sugiro também que, estimados leitores, experimentem a cozinha tailandesa, é uma delicia para o paladar.

Dia Nacional da Tailândia