Brasão de ArmasO Bahrein é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. Tem como capital, a bonita cidade de Manama.

História:

LocalizaçãoAs ilhas do Bahrein foram muito desejadas pelo seu interesse estratégico, desde a antiguidade. A posição privilegiada na região do Golfo tornava as ilhas uma paragem obrigatória nas rotas comerciais entre os Sumérios e o Vale do Indo, há dois milénios.

A população barenita converteu-se ao islamismo no séc. VII. Em 1521, o país foi ocupado pelos portugueses, porém, em 1602, as ilhas foram tomadas pelo Império Persa. Ahmad ibn Khalifa, oriundo da Arábia Saudita, obteve a independência em 1783 e fundou a dinastia que reina o país até hoje.

Vários tratados feitos no séc. XIX determinaram o arquipélago um protectorado britânico. O Bahrein conseguiu a independência em 1971,  transformando-se num emirado. Em 1973, foi promulgada uma constituição, que estabeleceu o regime monárquico tradicional e criou uma câmara parlamentar.

Centro Económico do BahreinEconomia:

A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein é sede de diversas empresas multinacionais com negócios no Golfo.

Aposto que não sabiam:

Desde a sua absolvição num escândalo de pedofilia, Michael Jackson vive isolado no Bahrein.

Dia Nacional do Bahrein