TrumanHarry S. Truman nasceu na cidade de Lamar, no Estado do Missouri, no dia 8 de Maio de 1884 e morreu em Kansas City a 26 de Dezembro de 1972.

Truman foi o 33º Presidente dos Estados Unidos da América, tendo o seu mandato ocorrido de 1945 a 1953.

Truman lutou na Primeira Guerra Mundial e em 1922 entrou para o Partido Democrata, tendo sido eleito para senador em 1934 e 1940. Em 1944, concorreu à eleição como Vice-Presidente com Franklin D. Roosevelt e a 7 de Novembro foram eleitos. Com a morte de Roosevelt, a 12 de Abril de 1945, Truman assumiu o cargo de Presidente dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.

De 17 de Julho a 2 de Agosto de 1945 participou juntamente com Stalin e Churchill na Conferência de Potsdam, onde dividiram a Alemanha e Berlim, criando assim a Alemanha Oriental, e a Alemanha Ocidental, assim como a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental.

Harry S. Truman, em Agosto de 1945, autorizou o bombardeio com armas de destruição em massa, bombas atómicas, sobre Hiroshima e Nagasaki.

Mais tarde, em Junho de 1947, autorizado pelo Congresso, o Presidente americano criou a CIA, impôs o Plano Marshall e a Doutrina Truman para recuperar a Europa, e impedir a expansão do comunismo, através da ajuda económica e militar aos países ameaçados por revoluções de esquerda, dando início à Guerra Fria.

Truman foi reeleito Presidente dos Estados Unidos, no dia 4 de Novembro de 1948. No ano seguinte, a 25 de Junho de 1950, a Coreia do Norte invade a Coreia do Sul, com o objectivo de reunificar a Nação.

Os Estados Unidos da América entraram no conflito, enviando tropas e chamando à intervenção, uma Acção Policial. Mais tarde, a China entra ao lado da Coreia do Norte.

Harry S. Truman, em 1953, terminando o seu mandato Presidencial, retirou-se da política. Sendo Truman bastante ofensivo e forte nas suas políticas, a democracia americana sofreu grandes golpes, como inclusive a Censura da Imprensa.

Harry Truman