James BrownJames Joseph Brown Jr. nasceu no estado da Geórgia, nos EUA, no dia 3 de Maio de 1933 e faleceu hoje, durante a madrugada.

James foi um inesquecível cantor, compositor e produtor musical norte-americano, reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funk, sendo o inventor deste último género. Também deixou a sua marca noutros géneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco e no hip-hop.

A sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960, graças à força das suas actuações ao vivo. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown foi uma presença nos assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo em favor dos negros e dos pobres.

James Brown morreu aos 73 anos no dia de Natal de 2006, após ter sido internado devido a uma grave pneumonia.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O Adeus a James Brown