Touro SentadoTatanka Iyotake, mais conhecido como o Touro Sentado, foi um importante chefe índio norte-americano, da tribo dos sioux hunkpapa. Viveu entre os anos de 1834 e 1890.

Touro Sentado chegou a ser famoso por conduzir três mil quinhentos índios sioux e cheyenne contra o Sétimo Batalhão de Cavalaria, que estava sob as ordens do general Custer, na batalha de Little Big Horn, na trágica manhã de 25 de Junho de 1876, saindo o Batalhão de Cavalaria derrotado.

Perseguido pelo exército norte-americano, Touro Sentado levou os seus homens ao Canadá, onde permaneceram até 1881. Neste ano regressou com a sua tribo aos Estados Unidos para que o seu povo se entregasse e acabasse assim a guerra. Touro Sentado não conseguiu uma porção de terras canadianas, porque a Rainha Vitória o considerava um selvagem dos Estados Unidos.

Nos anos seguintes Touro Sentado fez parte do espectáculo de Buffalo Bill.

Touro Sentado sentiu-se atraído pela Dança dos Fantasmas, religião fundada pelo suposto Messias Wovoca. Segundo o profeta, que se dizia o próprio Cristo, a dança faria com que no próximo ano a terra engoliria os homens branco das terras dos índios. O governo norte-americano viu nestas danças uma ameaça, e enviou uma polícia índia para prender o chefe hunkpapa. Touro Sentado e o seu filho morreram a tiro na luta que se seguiu à tentativa de prisão.

O Touro Sentado