BrejnevLeonid Brejnev nascem a 19 de Dezembro de 1906 e morreu a 10 de Novembro de 1982. Foi um importante Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética de 1964 a 1982 e um duro Presidente da URSS entre 1977 e 1982, ano da sua morte.

Brejnev sucedeu a Nikita Khrushchov como Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética em 1964. Na posse, Brejnev prometeu que continuaria as reformas internas e buscaria a aproximação com o Ocidente. Brejnev conseguiu diminuir as tensões com os Estados Unidos e negociar tratados para conter a corrida ao armamento, tendo aumentado a influência internacional da URSS à Ásia e à África, durante o seu mandato.

Leonid teve que equilibrar a estagnação económica com o crescimento das despesas militares para equiparar a URSS aos EUA. A produção de armamentos e a manutenção das tropas na União Soviética e nos países aliados são considerados hoje como os responsáveis pelos grandes gastos do orçamento de então.

Durante os 18 anos que esteve à frente da Secretaria-geral do PCUS, não mudou a política interna, nem as relações com os países do Pacto de Varsóvia (versão Comunista da ONU).

Leonid Brejnev