PucciniGiacomo Puccini nasceu em Lucca, a 22 de Dezembro de 1858 e morreu em Bruxelas, no dia 29 de Novembro de 1924.

Puccini foi um compositor italiano de óperas. Dos mais populares compositores de óperas, Puccini é o mais novo e que atingiu o sucesso com menos idade.

Assim como a família Bach, a família Puccini produziu músicos de várias gerações, especialmente músicos de igreja.

Giacomo estudou órgão com o pai até que este morreu, em 1864, quando Puccini ainda não tinha 6 anos. Para seguir a tradição secular da cidade de Lucca, o governo municipal decretou que Giacomo herdaria o cargo do pai, que foi desempenhado por diversos professores que repartiam com a viúva os modestos vencimentos anuais. Puccini continuou os seus estudos de órgão com o seu tio, Fortunato Magi, e com Carlo Angeloni. Conseguiu uma bolsa de estudos da rainha Margherita e, com um pouco de ajuda financeira do tio, entrou para o Conservatório de Milão, onde foi aluno de Amilcare Ponchielli. Graduou-se em 1883 com o Capriccio Sinfonico, peça que parecia anunciar um compositor de sinfonias, tamanho o brilho da sua orquestração.

Em 1924, Puccini foi diagnosticado com cancro na garganta, e seguiu para Bruxelas para um tratamento, onde morreu, a 29 de Novembro do mesmo ano, deixando inacabada sua última ópera, Turandot.

Nasceu Puccini