OpelOpel, originalmente Adam Opel AG, é uma fabricante de automóveis com sede na Alemanha. A empresa foi fundada no dia 21 de Janeiro de 1899, sendo actualmente uma subsidiária da General Motors.

Em 1862, Adam Opel transformou o seu negócio artesanal numa empresa industrial. A máquina de costura e a bicicleta eram invenções radicalmente novas e foi assim que Opel começou, pela construção de máquinas totalmente inovadoras. Os primeiros carros precisavam de um impulso vigoroso mas o trabalho árduo tem as suas compensações. No fim do século, outra máquina revolucionária fez a sua aparição: o automóvel. Em 1899, antes mesmo de ter começado o século XX, Opel tinha adquirido uma fábrica de automóveis.

A fábrica situava-se no estado de Anhalt, na Alemanha, e pertencia a Friedrich Lutzmann. Os irmãos Opel trabalharam em parceria com Lutzmann durante dois anos, enquanto desenvolviam a produção própria de automóveis em Rüsselsheim.

Em 1901, a família Opel dissocia-se de Lutzmann e, em 1902, começaram a produzir modelos franceses Darracq sob licença, que comercializavam sob o nome recém criado de Opel-Darracq. Em simultâneo, os irmãos Opel trabalhavam nos seus próprios projectos para tornar os carros mais seguros e acessíveis. No Outono de 1902, o seu primeiro projecto, o modelo 10/12 cv, foi apresentado na Exposição de Automóveis de Hamburgo.

Tal como provaram os sucessos dos anos seguintes, a jovem companhia automóvel estava no trilho certo. Em 1906 tinham já construído o seu milésimo veículo e o negócio desenvolvia-se rapidamente.

O “Carro do Médico”

O grande ‘boom’ ocorreu em 1909 com o modelo 4/8 cv, conhecido como o “Carro do Médico”. A sua segurança e robustez eram apreciadas pelos médicos que, na altura, percorriam constantemente o país para fazer as suas visitas, cruzando estradas muito diferentes das actuais.


União com a General Motors

A crise económica dos anos 20 levou os irmãos Opel a procurar um sócio capaz de reforçar a estabilidade da companhia. Em Março de 1929, associaram-se à General Motors. A maior empresa automóvel do Mundo tornava-se, assim, na accionista maioritária da Opel, dando-lhe no entanto, total autonomia.

A Opel passava a centrar-se unicamente na produção automóvel, conseguindo não só solidificar a sua posição no mercado mas também expandi-la.

Ainda actualmente, a marca Opel é conhecida mundialmente, lançando todos os anos novas gamas de automóveis inovadores.

A Opel