WikipédiaA Wikipédia é uma enciclopédia online livre, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preserve os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL.

Criada a 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki, proveniente do havaiano wiki-wiki = rápido – veloz – célere.

O factor que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias é que qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projecto.

A enciclopédia sem fins lucrativos, gerida e operada pela Wikimedia Foundation, que organiza 3,5 milhões de artigos e mais de 720 milhões de palavras em 205 idiomas e dialectos, contém mais de um milhão de artigos na versão em língua inglesa e 227 280 artigos na versão em língua portuguesa.

Desde o seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente a sua popularidade, e o seu sucesso tem feito surgir outros projectos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo! Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua.

A Wikipédia