Sintra é uma vila portuguesa na região de Lisboa, com cerca de 9 300 habitantes.

É sede de um município com 316,06 km² de área e 363 749 habitantes, subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

A origem de Sintra tem raízes tão longas como a da própria Nação. A serra e a planície foram habitadas desde tempos remotos, como atestam e existência de dólmens e necrópoles bem como outras relíquias como os utensílios pré-históricos em exposição no Museu Municipal. Da ocupação romana porém, restam apenas lápides e urnas funerárias, junto do mausoléu circular, no Museu Arqueológico de Odrinhas. Os romanos chamavam à serra de Sintra Mons Lunae ou Montanhas da Lua.

Foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, logo após a tomada de Lisboa, recebendo o seu foral no dia 9 de Janeiro de 1154. Apesar de manter ainda hoje o estatuto de Vila, o concelho possui várias outras freguesias, consideradas vilas e até cidades.

Foral de Sintra