A Académie française foi fundada no dia 2 de Janeiro de 1635, sob o reinado de Luis XIII, por Richelieu. É uma das mais antigas instituições francesas e é composta por 40 membros.

Academia Francesa

A Academia Francesa é uma associação composta pelas mais proeminentes pessoas instruídas nos assuntos relativos ao idioma francês. Fechada em 1793, durante a Revolução Francesa, foi novamente instituída por Napoleão Bonaparte, em 1803. É a mais antiga das 5 academias que compõem o Instituto da França.

Foi instaurada invocando-se o sítio de Akademus, local da Grécia Antiga onde teria sido os jardins do herói Akademus, e escolhido por Platão para realizar as suas palestras aos discípulos, recebendo aquele lugar o nome de Akademia.

A Académie é composta por quarenta membros, conhecidos por Immortels, os Imortais, sendo que novos membros são eleitos pelos mais antigos. O mandato é vitalício.

A Academia é a autoridade em França para regulamentar o uso do vocabulário e da gramática do idioma francês, embora as suas decisões não tenham força de lei, sendo e por vezes desrespeitadas pelas autoridades. É a Académie quem publica o dicionário oficial da língua francesa, conhecido como Dictionnaire de l’Académie française. Uma Comissão especial integrada por vários académicos é encarregada da compilação.

La Académie Française