SOSSOS é a sigla enviada em código morse em situações de emergência. Não significa Save our Souls ou Save our Ship como correntemente é dito e como muitos pensam, ainda, que foi usado pela primeira vez no naufrágio do Titanic, mas porque a combinação dos três pontos seguidos de três traços seguidos de três pontos é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.

História

Este sinal foi primeiramente adoptado pelo governo da Alemanha nas regulamentações de rádio a 1 de Abril de 1905, e começou a ser um padrão mundial quando foi aceito na segunda International Radiotelegraphic Convention, firmada a 3 de Novembro de 1906, tornando-se efectiva no dia 1 de Julho de 1908.

O primeiro navio a enviar um SOS via rádio foi o Arapahoe em 1909, pois estava perdido ao norte do continente americano.

O fim do sentido original do SOS aconteceu em Janeiro de 1999, quando foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse ao seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de janeiro de 1999.

O Fim do SOS