Samuel MorseA telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido no dia 27 de Abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.

Estudou no Yale College, onde se interessou por electricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou numa conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente o seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 estava criou um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.

Conseguindo em 1843 recursos financeiros para o seu invento através do Congresso norte-americano, em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando foi transmitida a primeira mensagem: What hath God wrought! (Que obra fez Deus!)

A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial perdeu força com a utilização do Single Side Band, sendo completamente extinta das corporações com o invento do rádio.

Samuel Finley Breese Morse morreu no dia 2 de Abril de 1872, em Nova York. Ainda hoje o Código Morse, embora ultrapassado, é utilizado no mundo inteiro por Rádio-Amadores.

O Morse