CubaCuba é um país insular central americano, descoberto pelo Almirante Cristóvão Colombo, na sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo Mundo, no dia 27 de Outubro de 1492, localizado no norte do Mar do Caribe. Os territórios mais próximos são as Bahamas, a nordeste, o Haiti, a sudeste, os Estados Unidos da América, a norte, a colónia britânica das Ilhas Caymans, a sul, a Jamaica também a sul, e o território norte americano de Navassa, ainda a sul. A sua capital é a lindíssima cidade de Havana.

O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de Dezembro de 1898 a Espanha assina com os Estados Unidos o Tratado de Paris, que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1 de Janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.

HavanaDurante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar.

No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba. Teve início nesse dia a etapa que o povo denominou de pseudo-república. O governo norte-americano obrigou a Assembleia Constituinte cubana a incorporar uma adenda à Constituição da República que limitaria a sua soberania e independência durante 58 anos. Portanto, o dia 20 de maio de 1902 não pode ser considerado o dia do estabelecimento da verdadeira República cubana.

No dia 1 de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota as forças da tirania que governava o país e é a partir desse momento que Cuba obtêm a sua total e definitiva independência e a verdadeira república.

Actualmente, a República de Cuba é um dos poucos países socialistas do mundo. Em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução Cubana contra o ditador Fulgencio Batista e dois anos mais tarde instaurou um regime de orientação marxista e de partido único, o qual não permite opositores.

Dia Nacional de Cuba