HaitiO Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste.

Tem como capital a mística cidade de Port-au-Prince, estando hoje ocupada por militares brasileiros, com a aprovação da ONU.

História:

HaitiOs primeiros humanos no Haiti, também conhecido como Hispaniola, chegaram à ilha possivelmente em 7.000 a. C.. No dia 5 de Dezembro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a uma grande ilha, à qual deu o nome de Hispaniola. Mais tarde passou a ser chamada de São Domingos. É a segunda maior das Grandes Antilhas, com a superfície de 76.192 km² e cerca de 9 milhões de habitantes. Com 641 km de extensão entre os seus pontos extremos, a ilha tem formato semelhante à cabeça de um caimão, um pequeno crocodilo abundante na região. O litoral norte abre-se para o oceano Atlântico, e o sul para o mar do Caribe ou das Antilhas.

Política:

O Haiti é uma república presidencialista com um Presidente eleito e uma Assembleia Nacional. No entanto, há quem diga que na prática trata-se de um governo autoritário. A 29 de Fevereiro de 2004, uma revolta terminou com a demissão do presidente Jean-Bertrand Aristide e não se sabe se a estrutura política actual irá sobreviver. A constituição foi introduzida em 1987 e teve como modelo as constituições dos Estados Unidos da América e de França. Foi parcial ou completamente suspensa durante alguns anos, mas voltou à plena validade em 1994.

Dia Nacional do Haiti