HalleyEdmond Halley nasceu a 8 de Novembro de 1656 em Haggerston, perto de Londres, e morreu a 14 de Janeiro de 1742 em Greenwich. Halley foi um astrónomo e matemático britânico.

Halley foi o primeiro a descobrir um cometa periódico, que passou a ser chamado cometa de Halley. Aplicou o método de Newton para calcular órbitas de cometas em 24 astros deste tipo e descobriu que aqueles observados em 1531, 1607 e 1682 tinham órbitas muito similares. Concluiu então que era o mesmo objecto que retornava às regiões interiores do sistema solar a cada 76 anos, aproximadamente.

Halley publicou os resultados das suas observações em 1705, na obra A Synopsis of the Astronomy of Planets. Os estudos sobre os cometas ocuparam porém apenas uma pequena parte da sua vida científica. Além de ser astrónomo real e professor da Cátedra Savilian de Geometria em Oxford, Halley produziu em 1678 um mapa do céu meridional. Mostrou em 1716 como a distância entre a Terra e o Sol poderia ser calculada a partir dos trânsitos de Mercúrio e Vénus, e descobriu o movimento próprio das estrelas em 1718.

Descobriu também a relação entre a pressão barométrica e a altura acima do nível do mar, mapeou o campo magnético superficial da Terra, predisse de forma precisa as trajectórias dos eclipses solares e apresentou pela primeira vez uma justificativa racional para a existência da aurora boreal, a Teoria da Terra Oca. Halley também dedicou uma parte do seu tempo aos assuntos relativos à economia, engenharia naval e diplomacia, exercendo papel de destaque na publicação dos Principia, de Newton.

Edmond Halley