GalileiGalileu Galilei nasceu em Pisa, no dia 15 de Fevereiro de 1564 e faleceu em Florença, no dia 20 de Janeiro de 1642. Galilei foi um notável físico, matemático e astrónomo italiano. É considerado um dos maiores génios da História da Humanidade, como Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Albert Einstein.

Na juventude dedicou-se às mulheres, escrevendo sobre Dante e Tasso. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Por pouco Galileu não seguiu a carreira artística. Um dos seus primeiros mestres, Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelangelo. O seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um grande aluno e só pensava em fazer experiências físicas, que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores.

Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. Tendo sabido da construção do primeiro telescópio, na Holanda, a partir de um folheto, construiu, em 1609, em Veneza, a primeira luneta astronómica e fez com ela observações astronómicas:

  • a composição estelar da Via Láctea a partir de 1610;
  • os satélites de Júpiter;
  • os anéis de Saturno;
  • as manchas do Sol;
  • as fases de Vénus.

As fases da LuaTodas essas descobertas foram comunicadas ao mundo no livro Sidereus nuntius em 1610. A observação das fases de Vénus, levaram-no a adaptar o sistema de Copérnico (Heliocêntrico).

Pressionado pela Igreja, foi para Florença. Galileu foi chamado a Roma em 1611 para defender-se da acusação de heresia. Foi condenado, tendo que assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, declarando ser meramente hipotético o sistema heliocêntrico. Nessa declaração lê-se que os movimentos dos corpos no céu já estavam descritos nos Salmos, no livro de Josué e noutras passagens da Bíblia. Por isso, Galilei deveria deixar estes temas para os pais da Igreja. Apesar das admoestações, encorajado pela entrada em funções em 1623 de um novo Papa Urbano VIII, um espírito mais progressivo e interessado nas ciências do que o seu predecessor, publicou nesse mesmo ano o Saggiatore para combater a física aristotélica e estabelecer a matemática como fundamento das ciências exactas. No Diálogo dei massimi sistemi em 1632, voltou a defender o sistema heliocêntrico. Colocou em discussão muitas ideias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o facto de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objectos do alto. Essa história nunca foi confirmada, mas Galileu provou que objectos leves e pesados caem com a mesma velocidade.

Morreu cego e condenado pela Igreja, longe do convívio público. Obras de Galileu foram censuradas e proibidas pela igreja católica romana. No entanto, Galileu conseguiu que uma das suas obras posteriores à proibição fosse publicada em Leiden, actual Holanda, uma zona protestante, onde a Igreja Católica não tinha grande influência. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.

Galileu Galilei