Gregório XBeato Gregório X, nascido Theobald Visconti, em Veneza, no ano de 1210, faleceu em Arezzo a 10 de Janeiro de 1276. Gregório X foi Papa entre 1271 e 1276.

Teobald Visconti, foi monge da Ordem Cisterniense. Italiano de nascimento, gastou a maioria da sua carreira eclesiástica nos Países Baixos. Era um homem severo e de grande dignidade. Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.

Sucedeu a Clemente IV após três anos de Sé Vacante, devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registado em toda a história da Igreja. Os cardeais franceses e italianos quiseram um papa do seu país devido à situação política com Carlos de Anjou. O impasse foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais estavam reunidos e trancando-os, dando-lhes comer pão e água. Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito. Desde então, os cardeais elegem um Papa, sempre trancados à chave.

Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha gastado a maioria da sua carreira no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes. A sua eleição veio como uma surpresa completa, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina.

Enquanto ainda era Cardeal, ajudou os irmãos Nicolau e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.

Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que reconhecia o Reino de Portugal, como um reino cristão independente, já no reinado do rei português D. Afonso III, o Bolonhês. À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274, que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa e os abusos da Igreja Católica. Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.

A Gregório X deve-se a bula, incorporada no código de direito canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.

Papa Gregório X