Gregório XIIIGregório XIII, nascido Ugo Bouncampagno, em Bolonha, no dia 7 de Janeiro 1502, tendo vindo a falecer em Roma, a 10 de Abril 1585. Foi Papa de 13 de Maio de 1572 até à data da sua morte.

Destaca-se por ter sido o responsável pela introdução do calendário actual, o calendário gregoriano, em Outubro de 1582, reformado o antigo calendário juliano.

Gregório XIII estudou e leccionou direito e jurisprudência na Universidade de Bolonha. Em 1538 foi chamado a Roma pelo Papa Paulo III e subiu rapidamente na hierarquia. Elevado a Cardeal pelo Papa Pio IV, foi um dos presentes no Concílio de Trento. Em 1572 foi eleito para suceder a Pio V.

Como Papa, Gregório XIII conspirou em vão para destronar Isabel I de Inglaterra, uma protestante, e enviou em 1578 o capitão Thomas Stukeley para a Irlanda, de forma a minar o poder da rainha. Mas Stukeley desviou-se do plano inicial e juntou-se ao rei português Dom Sebastião na sua cruzada em Marrocos, que haveria de acabar em tragédia. Estes planos só resultaram no afastamento maior entre a Igreja de Inglaterra e Roma. Fortemente anti-protestante, Gregório XIII comemorou o Massacre de São Bartolomeu com uma missa Te Deum e uma medalha comemorativa.

Papa Gregório XIIIEste fervor por levar a cabo a tarefa de conversão da Inglaterra ao catolicismo sem olhar a despesas deixou vazios os cofres do Vaticano, tendo de recolher fundos para a causa através de novas vias de financiamento. O Papa fixa a atenção nos feudos e baronias que a Igreja tinha cedido a nobres de Roma e no escasso proveito que extraía desses territórios. Propôs-se confiscar tais bens cujos concessionários não estavam com contas acertadas e os que se encontravam na posse de herdeiros ilegítimos. A aristocracia reagiu perante o que interpretou como uma declaração de guerra, tendo ocorrido várias pilhagens, motins e verdadeiras matanças, originando um clima de desordem na qual proliferaram todo o tipo de proscritos e foragidos que espalharam actos de banditismo por toda a zona em torno de Roma. Gregório XIII não teve capacidade para atacar tal epidemia nem tempo para o tentar fazer, pois morreu a 10 de Abril de 1585, deixando os Estados Papais em plena turbulência.

Curiosamente, um Papa tão duro de carácter, teve um filho ilegítimo também.

Gregório XIII