Brasão da AFAA Academia da Força Aérea é um estabelecimento de ensino superior militar, inserido no complexo da Base Aérea Nº1, localizado na Granja do Marquês, em Sintra. Tem como objectivo formar oficiais da Força Aérea nos diferentes domínios do conhecimento que são necessários ao desempenho dessa função, bem como, aqueles que revelem interesse para o desenvolvimento de conhecimentos aeronáuticos a nível nacional.

História

Desde a fundação da Força Aérea Portuguesa em 1952 até 1978, os oficiais eram formados na Academia Militar.

Devido às especificidades técnicas de formação foi criada nesse mesmo ano, no dia 1 de Fevereiro de 1978, a Academia da Força Aérea, apenas com o curso de Piloto Aviador, sendo transferido para a nova Academia o 3º ano de formação. Por tal motivo, essa data é considerada como o dia da Academia da Força Aérea .

Gradualmente, foram sendo transferidos os restantes anos até ao funcionamento em pleno da Academia. Para corresponder às necessidades efectivas de formação dos futuros quadros, no ano lectivo de 1991/92 começaram a ser leccionados outros cursos de reconhecido interesse, inseridos nas especialidades dos diferentes quadros da Força Aérea Portuguesa.

Também no mesmo ano lectivo, começaram a funcionar os cursos politécnicos, destinados a formar oficiais dos quadros permanentes para os Quadros Técnicos. Para tal, foi criada uma organização paralela, a Escola Superior de Tecnologias Militares e Aeronáuticas.

Academia da Força Aérea