VoleiO voleibol foi inventado numa fria manhã de 9 de Fevereiro de 1895, por William George Morgan, nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no estado de Massachusetts, era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente, o desporto jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.

Em 1947 foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens. Porém em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até à actualidade.

Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil, Portugal e nos EUA.

O Volei