Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização. A palavra podcasting é a junção de iPod e broadcasting.

Assim, podcast são arquivos de áudio que podem ser acedidos pela Internet.

Estes áudios podem ser actualizados automaticamente mediante uma espécie de assinatura. Os arquivos podem ser ouvidos directamente no browser ou no computador.

Funcionamento

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital, ficam armazenados num servidor na Internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice actualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente puxados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e puxa-os de maneira automática para a máquina. Os arquivos podem ainda ser transferidos para leitores portáteis.

História

O termo podcast é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian, publicado a 12 de Fevereiro de 2004, mas nesse primeiro momento o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em Setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

O conceito do Podcast é creditado a Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na Internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs, vlogs e flogs.

Um marco na massificação do conceito foi o lançamento da versão 4.9 do leitor de música digital iTunes, da Apple, que ampliou o suporte aos podcasts, incluindo uma secção na sua loja de música dedicada ao serviço e também uma actualização para o iPod.

O formato de transmissão é hoje utilizado por diversas empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formato.

Podcasting