A Gâmbia é um pequeno país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal por todos os outros lados. A sua linda capital, Banjul, está repleta de vários tesouros naturais raros.

A História Recente

O país ficou independente do Reino Unido no dia 18 de Fevereiro de 1965. Em 1970, Dawda Jawara foi eleito o primeiro Presidente do novo estado e foi reeleito em 1972 e 1977. Depois da independência, Gâmbia melhorou o seu desenvolvimento económico graças ao aumento nos preços da sua principal matéria de exportação, o amendoim, e ao desenvolvimento do turismo internacional.

Em 1982, junto com o Senegal, Gâmbia formou a Confederação de Senegambia. O presidente Jawara foi derrotado em 1994 por Yahya Jammeh, quem estabeleceu uma ditadura. Jammeh foi reeleito em 2001 e aboliu a lei que proibia a existência de partidos opositores.

A Política de Estado

A vigente Constituição da Gâmbia foi aprovada, depois de um referendo, a 16 de Janeiro de 1997, derivado de um golpe de estado em 1994, que dissolveu o Parlamento e revogou a Constituição de 1970.

A Gâmbia é uma República presidencialista não democrática. O Presidente da República é eleito por sufrágio universal para um período de cinco anos. O poder legislativo reside na Assembleia Nacional, composta por quarenta e oito membros, dos quais 43 são eleitos por sufrágio universal, e cinco pelo Presidente da República.

Dia Nacional da Gâmbia