Michael Jeffrey Jordan, nascido em Brooklyn, no estado de Nova Iorque, a 17 de Fevereiro de 1963, é um ex-jogador de basquetebol norte-americano. É considerado pela maioria dos especialistas como o maior jogador de basquetebol de todos os tempos e por muitos como o mais importante atleta de todos os tempos.

Os seus fãs vêem em Jordan uma combinação singular de graça, velocidade, força, talento artístico, habilidade e um forte desejo de competição. Não há dúvidas de que Jordan redefiniu o conceito de superstar da NBA.

Foi eleito o melhor jogador da temporada da NBA por cinco vezes, facto somente superado por Kareem Abdul Jabbar, e melhor jogador das finais por 6 vezes, pela primeira vez na história da liga. A sua maior pontuação num único jogo foi de 69 pontos, contra o Cleveland Cavaliers, na mágica noite de 28 de Março de 1990. Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas da sua superioridade no basquete, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

É muito conhecido pelos míticos cestos de costas e “afundanços”. Comentaristas desportivos afirmam até que Jordan controlava a gravidade e andava no ar, por isso que ele recebeu o apelido de Air Jordan.

Air Jordan