A Ilha de Alcatraz está localizado no meio da baia de São Francisco na Califórnia, EUA. Inicialmente foi utilizado como base militar e só mais tarde como uma prisão de máxima segurança, sendo agora um local turístico.

História

Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente foi adquirida pela departamento da Justiça dos EUA, a 12 de Outubro de 1933, que a transformou. A 1 de Janeiro de 1934 abre como uma Prisão Federal. Durante os 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, o Birdman of Alcatraz e Alvin Karpis. A prisão foi encerrado a 21 de Março de 1963, devido à sua manutenção ser muito dispendiosa e não garantir uma total segurança em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições da actual Alcatraz.

Em 1969, um grupo de nativos norte-americanos criaram um movimento que ocupou a ilha. Um tratado federal de 1868 permitia que os nativos utilizassem todo o território que o governo não usava activamente. Após quase, dois anos de ocupação, o governo retirou-os da ilha.

Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou fugas bem sucedidas de prisioneiros oficialmente. Em todas as tentativas os fugitivos eram mortos ou afogavam-se nas águas da baía de São Francisco. Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das suas celas a 11 de Junho de 1962. Somente algumas provas foram encontradas. Estas provas levam a acreditar que os prisioneiros morreram ao tentar fugir, mas oficialmente estão alistados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape From Alcatraz.

Alcatraz