Camberra, que significa ponto de encontro, é a capital da Austrália. Localiza-se a 150 km do litoral, sendo a maior cidade do interior. Situa-se no extremo norte do Território da Capital da Austrália, 300 km a sudoeste de Sydney, e 650 km a nordeste de Melbourne.

O local onde fica Camberra foi escolhido para abrigar a Capital planeada em 1908, para pôr fim às candidaturas de Sydney e Melbourne. Um concurso internacional foi aberto e teve como vencedor o arquitecto norte-americano Walter Burley Griffin. As construções começaram no dia 12 de Março de 1913. O planeamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento jardim-cidade e incorporou áreas significativos de vegetação natural o que deu à cidade o título de Bush Capital. Apesar de ter crescido e se desenvolvido pouco no período entre as guerras, Camberra prosperou a partir do fim da Segunda Guerra Mundial.

Como Capital, a cidade apresenta o Parlamento, a Alta Corte Australiana, além da Biblioteca Nacional da Austrália. O governo federal contribui com uma grande percentagem da Receita Bruta da cidade, sendo, assim, o maior empregador. Camberra atrai tanto turistas domésticos quanto internacionais.

Fundação de Camberra