Tenochtitlan, fundada a 13 de Março de 1325, era a capital da Confederação Azteca, construída numa ilha no lago Texcoco, no que hoje é o México central.Estavam localizados nesta cidade belos monumentos e jardins. Era um centro urbano com cerca de 100 mil habitantes, sendo, no período da conquista, a maior cidade americana e, na Europa, somente Paris, Veneza e Constantinopla eram maiores. Era muito organizada e estruturada, características que surpreenderam os conquistadores espanhóis que constataram que a civilização Asteca não era tão primitiva como era considerada na Europa.

A maior parte da cidade foi severamente destruída na década de 1520, pelos conquistadores, sendo a Cidade do México erguida sobre as suas ruínas. Com efeito, pelo facto desta cidade se encontrar numa ilha, o crescimento da Cidade do México até aos dias de hoje foi conseguído através do sustento da superfície com estacas de madeira, técnica semelhante à utilizada para erguer o actual Terreiro do Paço, em Lisboa. Ainda hoje, há locais na cidade onde se podem observar estas estacas. Um desses locais é o Museu Nacional de Antropologia, considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

A água chegava à cidade por dois aquedutos que foram construídos debaixo da estrada real. Tenochtitlan não era um centro comercial ou/e industrial e a população vivia à custa de impostos extraídos das tribos conquistadas.

Fundação de Tenochtitlan