Começou neste dia a Segunda Batalha do Somme. Esta foi uma ofensiva anglo-francesa contra os Alemães durante a Primeira Guerra Mundial. A infantaria dos Aliados enfrentou um pesadelo de granadas, fogo de metralhadoras, arame farpado, lama, sendo que em vinte dias de luta não conseguiu avançar mais do que 8 km. Morreram mais de 1 milhão de soldados, sendo 420 000 britânicos, 195 000 franceses e, pelo menos 420 000 alemães, mas a resistência alemã manteve-se forte. Esta batalha foi uma das mais violentas da História. Pela primeira vez foram usados tanques de guerra.

Um dos principais motivos pela grande carnificina ocorrida nessa batalha, foram as estratégias utilizadas pelos generais Britânicos. Os soldados eram orientados a caminharem no campo de batalha, com pesadas mochilas e equipamentos, fazendo com que fossem um alvo fácil para as metralhadoras e artilharias alemãs. O pensamento dos generais da época era o de tentar disciplinar o inexperiente exército formado para aquela batalha.

Outro grande problema foi a falta de comunicação com a linha de frente e o caos instalado nas trincheiras aliadas. Por esses e muitos outros motivos, essa batalha foi considerada uma das mais sangrentas da história.

J. R. R. Tolkien, autor do Senhor dos Anéis, lutou como subtenente do II de Lancashire Fusiliers e serviu como oficial de sinais do seu Batalhão.

Segunda Batalha do Somme