Giovanni Trapattoni foi um famoso jogador, sendo actualmente um treinador de futebol italiano conhecido e reconhecido mundialmente. Nasceu a 17 de Março de 1939 na Itália.

Trapattoni foi um jogador italiano internacional que jogava à esquerda, normalmente à defesa. Depois de terminar a sua actividade como jogador de futebol, continuou como treinador. Giovanni Trapattoni é dos desportistas futebolísticos com mais troféus conquistados como jogador e treinador de futebol.

Giovanni Trapattoni já passou pelos três principais clubes italianos, como jogador ou treinador, AC Milan, Juventus, Inter Milão. Na Itália já treinou também o Cagliari e a Fiorentina tal como a própria selecção italiana durante o Mundial de 2002 e Eurocopa 2004, ambos com resultados despontantes para os italianos.

Depois de Marcello Lippi ter sido contratado para o seu lugar de seleccionador nacional da selecção italiana, foi contratado a 5 de Julho de 2004 para treinador do Sport Lisboa e Benfica, clube onde esteve uma época, suficiente para ganhar uma SuperLiga e ser finalista na taça de Portugal. Trapattoni além de conseguir nesta época algo que o clube português não conseguia há mais de uma década, tornou-se também dos poucos treinadores que já conquistaram campeonatos em 3 países diferentes (Itália, Alemanha, Portugal).

Alegando cansaço, Giovanni Trapattoni não renovou com o Sport Lisboa e Benfica e foi contratado pelo Estugarda aos 67 anos, tendo terminado o contratado que o ligava a este clube prematuramente a 9 de Fevereiro de 2006, devido a resultados insatisfatórios. Na preparação para a época de 2006/2007 assinou um contrato com o Red Bull Salzburg para a função de director-desportivo, equipa que milita na primeira divisão austríaca e que ficou em 2º lugar no seu campeonato na época 2005/2006, contratando no fim desta epoca Lothar Matthäus para treinador da equipa.

Giovanni Trapattoni