José Carlos Malato nasceu em Monforte a 7 de Março de 1964. Malato é actualmente um apresentador de televisão, locutor e copywriter português.

Começou a trabalhar aos 16 anos como secretário e, dois anos mais tarde, foi para as vindimas em França. Quando regressou a Portugal, trabalhou como administrativo nas Urgências do Hospital São José, em Lisboa.

Em 1985 estreou-se como animador na Rádio A, de Tires, na altura das rádios piratas, uma fase que precedeu a legalização de emissoras privadas. No ano seguinte, prosseguiu a sua carreira na Rádio Miramar, de Oeiras, onde criou o programa Trovas do Vento que Passa. Em 1988 ajudou a fundar a Rádio Comercial da Linha, onde esteve como animador durante quatro anos.

Trabalhou na Rádio Renascença e RFM, realizando também vários programas, nomeadamente para a Rádio Comercial e Antena 3. Actualmente mantém-se na televisão como apresentador de programas na RTP.

Frequentou o Curso de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, que abandonou para se licenciar em Ciências da Comunicação, na mesma Universidade. Foi professor assistente da Universidade Autónoma de Lisboa.

Parabéns a José Carlos Malato