Shaquille Rashaun O’Neal, nascido em 6 de Março de 1972 em Newark, New Jersey, é um jogador de basquetebol norte-americano, tendo protagonizado alguns filmes para o cinema.

Com 2,17 m de altura e 142 Kg, o super-pivô dos Miami Heat é um dos grandes nomes da NBA e consta na lista dos 50 maiores jogadores da liga de todos os tempos. Porém, foi nos LA Lakers que consquistou o maior brilho, ao conquistar 3 anéis de campeão da NBA e sendo nesses 3 campeonatos o MVP (Most Valuable Player) das finais.

Nos Lakers também chegou a ser considerado MVP da regular season, onde as equipas disputam 82 jogos, e por duas vezes MVP do All-Star Game, onde são reunidas as maiores estrelas do campeonato Norte-Americano.

O seu recorde de pontos num só jogo foi estabelecido no seu dia de aniversário em 1999, num jogo que opunha Lakers e Clippers, a outra equipa de Los Angeles. Marcou 61 pontos, tornado-se um dos poucos jogadores a atingir tal marca.

Formou uma dupla quase imbatível com Kobe Bryant nos Lakers, mas a luta para decidir quem seria o líder degradou a sua relação e levou à separação, levando O’Neal para o Miami Heat em 2004, onde conquistou mais um título da NBA em 2006. É seguramente o jogador mais carismático da historia da liga.

Shaquille Rashaun O’Neal