A Batalha de Formigny ocorreu no dia 15 de Abril de 1450. Na França, 3 mil arqueiros ingleses estavam preparados para repetir, agora numa vila da Normandia, as glórias de Crécy e Agincourt, grandes vitórias para a Coroa Inglesa. Mesmo com a fraca liderança do rei Henrique VI, a Inglaterra acreditava ser capaz de dominar as forças francesas, que se organizaram durante os 5 anos da Trégua de Tours, estabelecida em 1444.

Acampado perto da vila de Formigny, situado a menos de 10 km do Canal da Mancha, o exército inglês posicionou-se em formação defensiva, protegido pelo terreno com elevações e por estacas. A estratégia revelou as suas vantagens quando as duas primeiras ondas de ataques do exército francês, composto por 3 mil cavaleiros e homens de infantaria, foram repelidas com facilidade.

Mas a sorte britânica mudou. Por ordem do comandante francês, o conde de Clermont, dois canhões leves passaram a disparar contra as linhas de arqueiros, provocando o caos no inimigo. Ainda assim, Thomas Kyriell, o comandante das tropas inglesas, reagiu com um ataque que tomou dos franceses as duas armas. Só que este contra-ataque deixou o seu exército vulnerável a uma segunda ofensiva, lançada pelos 1200 cavaleiros de Arthur de Richemont, um aliado bretão dos franceses. Mais do que causar baixas, o papel fundamental da artilharia em Formigny foi permitir que Richemont, guiado pelo barulho dos disparos, localizasse os aliados. Atacados simultaneamente pelo sul e pelo oeste, os ingleses não tinham soldados suficientes para resistir ao combate homem a homem.

A táctica de usar vários arqueiros falhou. Dos 3800 soldados ingleses, 2300 morreram e cerca de 900 foram capturados, entre eles, o comandante Kyriell. Os 4200 franceses envolvidos no combate sofreram apenas 200 baixas. O massacre em Formigny deixou Londres sem um exército capaz de fazer frente aos franceses. Depois disso, as cidades da Normandia caíram uma a uma, deixando aos ingleses apenas a Aquitânia, a sudoeste, e a cidade fortificada de Calais, ao norte.

A Batalha de Formigny