Franklin Delano Roosevelt nasceu a 30 de Janeiro de 1882, em Hyde Park, no estado de Nova Iorque, e morreu a 12 de Abril de 1945, em Warm Springs, na Geórgia. Roosevelt foi o 32° presidente dos Estados Unidos da América, de 1933 a 1945, tendo realizado quatro mandatos, morrendo durante o último. Foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22ª Emenda. Durante a sua estadia na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Roosevelt nasceu no dia 30 de Janeiro de 1882 no estado de Nova Iorque. Foi o responsável pela entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor. Foi também um grande amigo e parceiro de Winston Churchill, primeiro ministro inglês. Em 1943, os três principais governantes do mundo na época, Stalin da União Soviética, Roosevelt dos EUA e Churchill da Inglaterra, reuniram-se em Teerão, e em 1945 em Yalta para decidirem, entre outros, o destino da Alemanha e da Polónia. Franklin Roosevelt recuperou os EUA após a crise de 1929, a Grande Depressão, dando melhores condições de trabalho aos americanos, alcançando metas militares e industriais, levando energia eléctrica às regiões mais pobres e atribuindo uma grande porção dos fundos nacionais à pesquisa.

Delano obteve o seu primeiro diploma na Universidade de Harvard em 1904 e um segundo na Faculdade de Direito de Colúmbia em 1908, antes de se empregar numa prestigiada empresa de Wall Street. Numa sexta-feira, Dia de Saint Patrick, em 1905, casou-se com Anna Eleanor Roosevelt, uma prima distante, resultando seis filhos desta união.

Uns anos mais tarde, Roosevelt contraiu poliomielite aos 39 anos, uma doença que o deixou com grande dificuldade motora. Era frequentemente visto a utilizar uma cadeira de rodas, porém sempre fez grandes esforços para esconder a sua condição do povo americano. De facto, só existem duas fotografias conhecidas de Roosevelt numa cadeira de rodas. Mesmo como Presidente, preferia caminhar com a ajuda de um guarda-costas do Serviço Secreto, do que andar de cadeira de rodas.

Como o seu primo, o antigo presidente Theodore Roosevelt, Franklin Roosevelt tornou-se chefe da marinha de 1912 até 1920.

Em 1928, apoiado por Alfred Smith, que tinha como interesse tornar Roosevelt seu submisso no governo de Nova York, F.D.R. vence as eleições para governador do seu estado natal. Porém, ao contrário dos planos de Al Smith, Roosevelt governou sozinho. Apesar de Franklin ter ganho muitos votos para o seu parceiro de partido no estado de Nova York, Al Smith perdeu as eleições presidências. Mas Roosevelt continuou no cargo até 1930, quando foi reeleito com esmagadora vantagem.

Influente e famoso, Roosevelt alcançou outro patamar em 1932, quando foi eleito presidente dos EUA por uma estreita margem. Margem esta que aumentou muito na reeleição do presidente em 1936, que se manteve até o fim de seu segundo mandato apesar das divergências e desacordos com o Congresso.

Passados 8 anos na Casa Branca, Roosevelt tentou o inimaginável, concorrendo e vencendo as eleições de 1940, para o terceiro mandato, e governando durante a Segunda Guerra Mundial. As suas medidas durante a Segunda Guerra Mundial ajudaram Roosevelt a vencer as eleições, então para um quarto mandato, no qual acabou por falecer em 1945, ainda exercendo funções e com os Estados Unidos da América ainda a participar na Guerra.

Faleceu no dia 12 de Abril de 1945, a poucos meses da total paz no Mundo, como tanto desejou.

Franklin Delano Roosevelt