Eddie Murphy, nome artístico de Edward Regan Murphy, nasceu em Brooklyn a 3 de Abril de 1961. Eddie é um actor, cantor e comediante norte-americano, nomeado para um Óscar.

Em 1980, aos 19 anos de idade, pouco após se graduar do Liceu, Murphy participou do programa da NBC Saturday Night Live. Na temporada de 1983-1984, Murphy abandonou o programa para poder consolidar a sua carreira como actor de cinema.

Murphy trabalhou em vários filmes de comédia, incluindo a bem-sucedida série Beverly Hills Cop. Murphy foi nomeado para um Globo de Ouro para melhor actor em comédia ou musical pela sua performance nos filmes Beverly Hills Cop, Trading Places e The Nutty Professor. Em 2007, ganhou o prémio Globo de Ouro de melhor actor secundário pelo filme Dreamgirls.

Eddie é pai de cinco filhos com a ex-esposa Nicole Mitchell Murphy, com quem foi casado entre Março de 1993 e Abril de 2006. Murphy também teve dois filhos dos relacionamentos que teve com Tamara Hood e Paulette McNeely.

Após o seu divórcio de Nicole, Murphy namorou a ex-Spice Girl Melanie Brown, que anunciou estar grávida dele. Quando questionado por um repórter sobre a gravidez de Brown, Murphy anunciou que só saberá de quem é a criança após um teste de ADN. Murphy actualmente encontra-se envolvido com Tracey Edmonds, produtora cinematográfica e ex-esposa do cantor Kenneth Babyface Edmonds.

Eddie Murphy