Hoje no Diário Universal, homenageamos um político do partido português mais antigo.

Jerónimo de Sousa nasceu em Santa Iria de Azóia no dia 13 de Abril de 1947.

Antigo operário metalúrgico, iniciou a sua actividade antifascista ainda jovem, como dirigente da Colectividade 1º de Agosto de Santa Iria, integrando diversos grupos de cultura e de teatro durante a década de 60 onde iniciou os seus contactos com o PCP. Mais tarde, entre 1969 e 1971 cumpriu serviço militar no Regimento de Lanceiros 2 e na Guiné. Só mais tarde, em 74 aderiu ao partido, na sequência do 25 de Abril. Eleito deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República em 1976, foi sendo sucessivamente eleito e exercendo o mandato até 1993.

Desempenhou também os cargos de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e Vice-Presidente da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Família da Assembleia da República.

Foi candidato à Presidência da República, proposto pelo PCP, em 1996. Exerce actualmente o cargo de deputado à Assembleia da República, eleito desde 2002, e de Secretário-geral do PCP, eleito no XVII Congresso, em 2004.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Jerónimo de Sousa