Russell Ira Crowe, nascido a 7 de Abril de 1964, é um actor proviniente de Wellington, na Nova Zelândia. Os seus dois primos, Martin e Jeff Crowe foram famosos e antigos capitães de cricket, um jogo popular na Nova Zelândia.

Depois do sucesso inicial na Austrália, onde a sua família mora desde a sua infância, tornou-se um actor de Hollywood no meio da década de 1990. Ganhou um Óscar de Melhor Actor em 2001 com o sucesso Gladiador, tendo após isto, sido nomeado mais duas vezes para o prémio pelo Informante e Uma Mente Brilhante.

Em 7 de Abril de 2003, no seu 39º aniversário, Crowe casa-se com a actriz e cantora Danielle Spencer e em 21 de Dezembro de 2003, nasce seu filho Charles Spencer Crowe e em 2006 nasce o seu segundo filho.

A 9 de Março de 2005, Crowe revelou a revista Gentlemen’s Quarterly que agentes do FBI o escoltaram no 73º Academy Awards em 25 de Março de 2001 e disseram-lhe que o grupo terrorista islâmico Al-Qaeda estava à sua procura. Crowe contou à revista que esta foi a primeira vez que ele ouviu falar na Al-Qaeda, correndo tudo sem problemas.

Actualmente Crowe está envolvido na produção de mais filmes.

Russell Ira Crowe