Napoleão Bonaparte, nascido em Córsega a 15 de Agosto de 1769 e falecido em Santa Helena 5 de Maio de 1821, foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e foi Imperador da França, adoptando o nome de Napoleão I, de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente de 20 de Março a 22 de Junho de 1815.

Napoleão conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Nomeou também muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas, em geral, não sobreviveram à sua queda. Foi um dos chamados monarcas iluminados, que tentaram aplicar à política as ideias do movimento filosófico chamado Iluminismo ou Aufklärung.

Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França durante 15 anos e durante esse período conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que o seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estratega e ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além do seu espírito de liderança.

Napoleão Bonaparte