Anatoly Karpov nasceu a 23 de Maio de 1951 em Slatoust, na Rússia. Karpov é campeão mundial de xadrez, de 1975 a 1985, ficando durante 10 anos consecutivos com o título mundial. É considerado por muitos como o maior jogador de todos os tempos.

Karpov distingue-se pelos seus métodos únicos e inovadores, usando, ironicamente, tácticas antigas medievais e aperfeiçoando-as. Foi responsável por vários estudos científicos da arte do Xadrez, principalmente sobre os reposicionamento das peças. Anatoly foi o primeiro campeão mundial de xadrez a ganhar o título sem disputar uma final. O seu adversário em 1975, o norte-americano Bobby Fischer, desistiu, por discordância em relação ao número de jogos a serem realizados.

Karpov perdeu o título de campeão mundial para o jovem e determinado Garry Kasparov. Durante a década de 90, após a criação da PCA, Karpov voltou a tornar-se campeão Mundial pela FIDE. Ainda nesta década, conseguiu o feito histórico de alcançar o rating performance de 2999, no tradicional torneio de Linares, ficando 2,5 pontos a frente do seu rival Kasparov.

Anatoly Karpov