John Churchill, primeiro Duque de Marlborough, nasceu a 26 de Maio de 1650 e faleceu no dia 16 de Junho de 1722.

Churchill iniciou a sua carreira militar em 1668, tendo em 1673 juntado a um destacamento que lutou ao lado dos franceses, na Guerra da Holanda. Sob as ordens do Visconde de Turenne, participou das batalhas de Sinzheim e Entzheim.

Durante o reinado de James II, que o admirava, teve uma fabulosa ascensão. Mas, quando a oposição contra o rei cresceu, e Guilherme de Orange desembarcou em Inglaterra, em 1688, reivindicando o trono, John não teve escrúpulos em mudar de lado. Mesmo sem contar com a confiança do novo rei, no ano seguinte foi enviado para as Flandres, sob as ordens de Waldeck, destacando-se na batalha de Walcourt.

Venceu as batalhas de Blenheim, Ramillies, Oudenarde e Malplaquet, tendo capturado diversas praças fortes nos Países Baixos espanhóis e na França. Contudo, não obteve uma vitória decisiva contra os franceses.

Em 1710, vários factores levaram à retirada de Marlborough do comando do exército. As principais foram o rompimento da velha amizade entre a sua esposa, Sarah Churchill, e a rainha Anna, a queda do primeiro-ministro Lord Godolphin, que era seu amigo pessoal, e o esforço do novo ministério em chegar a um acordo com a França. Pesaram ainda as acusações feitas ao duque de corrupção. Porém, pelo que foi apurado, Churchill obteve de forma ilícita mais de 200.000 libras do imperador austríaco e de fornecedores.

Passou os últimos dias da sua vida construindo o seu palácio, o Palácio de Blenheim, vindo a falecer em 1722.

John Churchill