A todos os leitores que responderam à opção 2, os meus parabéns. Está comprovado historicamente que, no actual território nacional, existiram dois condados cristãos, antes da fundação do Reino de Portugal.

O primeiro condado, o que raramente é mencionado nos livros de História e nas salas de aula, foi o Condado de Portucale, fundado por Vímara Peres, que vigorou entre 868 e 1071, ano em que este foi anexado ao Reino de Galiza, posteriormente de Castela e Leão. Este condado não é relatado na História de Portugal, pois em nada as duas coisas estão relacionadas.

O segundo condado, o Condado Portucalense, constituído cerca de 1095, em feudo do rei Afonso VI de Leão e Castela e oferecido a Henrique de Borgonha, cavaleiro que auxiliou o rei durante a Reconquista Cristã e posteriormente seu genro, esposo de sua filha, D. Teresa de Leão, foi o que deu origem ao Reino de Portugal. Henrique e Teresa eram os pais de Afonso, primeiro Rei de Portugal.

O nome dos condados provêem do topónimo Portvcale, com o qual desde o século IX se designava uma cidade situada perto da foz do Douro, designada de PORTVS CALE, ou seja, Porto de Cale, o que os historiadores crêem ser um nome formado por um termo latino (PORTVS, porto) e outro grego (καλός – kalós, ou seja, belo), donde qualquer coisa como Porto Belo.

Obrigado pela participação de todos.

Os Condados de Portugal