Apesar de hoje ser um dia significativo para o Ocidente, sendo o sexto aniversário do trágico 11 de Setembro, creio que os meios de comunicação já cobriram de forma extensiva o evento.

Porém, o Oriente também tem motivos de interesse, neste caso de celebração: ao longo desta semana, as cidades de Sydney, Melbourne e Brisbane celebram os aniversários da sua fundação. Deixo a recomendação, visitem estas cidades, nem que seja virtualmente.

A região da cidade de Sydney actual tem sido ocupada continuamente há pelo menos 4000 anos, por povos aborígenes. O capitão James Cook foi o primeiro europeu a alcançar a região de Sydney, a 29 de Abril de 1770, ancorando o seu navio “Endeavour” na Baía Botany. Quando o governo britânico procurava um lugar para onde enviar os seus reclusos em excesso, Sir Joseph Banks, o botânico a bordo do Endeavour, recomendou Botany Bay. Sob instruções do governo britânico, Arthur Phillip e o primeiro dos onze navios da First Fleet chegaram à baía na tarde de 18 de Janeiro de 1788. No entanto, não haviam boas fontes de água doce e nem uma ancoragem segura no local, o que levou-o a navegar para norte até Port Jackson, a actual baia de Sydney, onde foram encontradas as condições ideais.

Hotels in Sydney

A cidadede Melboune foi fundada em 1835 e a sua designação actual foi atribuída dois anos mais tarde por Lorde Melbourne. Esta cidade teve dois grandes ciclos de desenvolvimento. O primeiro foi em 1850, impulsionado pela procura do ouro, que originou um grande crescimento da cidade, de tal forma que ultrapassou Sydney e tornou-se a capital temporária e sede do governo australiano, entre 1901 e 1927.

O segundo acontecimento que proporcionou o seu desenvolvimento foi o incentivo dado pelo Governo à imigração após a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente de europeus, mas também de asiáticos, assim como o acontecimento desportivo importante que foi a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1956. Actualmente Melbourne é umas das cidades do mundo com maior qualidade de vida.

Hotels in Melbourne

Brisbane é a capital e a maior cidade do estado de Queensland, na Austrália. Localizada no Oceano pacífico, junto a foz do rio Brisbane, é um importante porto da Austrália, além de um grande ponto comercial e industrial. É também a maior cidade do país, embora a maior área urbana do país seja Sydney. Tem cerca de 980 mil habitantes na cidade propriamente dita, com mais de 1.8 milhão de habitantes na sua região metropolitana. É a terceira maior área urbana da Austrália. As estimativas dizem que em 2030, a cidade vai ter mais de 2,5 milhões de habitantes.

Brisbane foi fundada pelos britânicos em 1825, originada de uma antiga colônia penitenciária que funcionou entre 1824 e 1842.

Hotels in Brisbane

O Oriente Australiano