O The New York Times é um jornal de circulação diária internacionalmente conhecido, publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos, como em vários países do mundo. Pertence à The New York Times Company, que também publica outros jornais de grande circulação como o International Herald Tribune e o The Boston Globe, entre outros 40 jornais.

O The New York Times foi fundado no dia 18 de Setembro de 1851, por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Raymond também auxiliou na fundação da Associated Press, em 1856. O jornal foi originalmente intencionado para publicação todas as manhãs, menos ao Domingo. Apesar disso, durante a Guerra Civil Americana, o Times começou a publicar edições ao Domingo, como outros importantes jornais diários da época. Ganhou o seu primeiro Prémio Pulitzer para reportagens jornalísticas e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial, em 1918. Em 1919, realizou a sua primeira entrega transatlântica para Londres.

O Times também começou uma edição internacional em 1946, mas parou de publicá-la em 1967 e juntou-se aos donos dos jornais Herald Tribune e The Washington Post para publicar o International Herald Tribune, em Paris. Mais recentemente, em 1996, o Times começou a ser publicado também na Internet. Uma nova sede para o jornal, um arranha-céus projectado por Renzo Piano, está em construção na ilha de Manhattan em Nova Iorque.

The New York Times